28 de ago. de 2012

• Obras? Oh God!

Olá, gente!

Como estão? Bom, eu estou meio louca (um pouco mais que o normal diga-se de passagem). É que começamos uma pequena obra em casa e estamos nos adaptando à nova rotina.

Um ponto ótimo é que não é dentro de casa, então a sujeira não é tãããããoooo grande. Como estou no clima de obras, gostaria de compartilhar com vocês algumas dicas pra evitar dores de cabeça.




  • Primeiro tenha em mente o que você quer fazer, desenhe, escreva, faça o que você achar melhor pra deixar tudo bem explicado. Procurar um arquiteto ajuda bastante, mas mesmo assim converse e veja se ele entendeu o que você quer fazer, porque depois da obra fica difícil concertar algo porque não ficou do jeito que você quis
  • Planeje, planeje, planeje!!! Não que isso tenha que demandar tempo, mas é uma etapa que você não pode deixar pra lá. Planeje o tempo de duração da obra, planeje o atraso (caso chova, ou algo assim) e principalmente: os gastos!
  • Nada de ficar comprando coisas de picado quando o pedreiro pede. Sente com ele ou com o arquiteto e faça uma relação de tudo que será necessário na sua obra/reforma. E faça cotações em vários lugares, os preços variam bastante, e claro que tem descontos pra pagamentos à vista e maiores quantidades. Sei que deve estar pensando "mas não tenho onde guardar tudo". Verifique com a casa de construção e peça pra ela entregar aos poucos, assim você economiza e recebe de acordo com a necessidade dos pedreiros. Outra coisa, imprevistos acontecem, então deixe uma reserva pra comprar um ou outro material que precisar de última hora e não ser pego desprevenido.
  • E falando em pedreiros e empreiteiros, ô questão delicada! Esse é um dilema terrível, pois se a gente procura por aí os que estão livres não são nenhum exemplo profissional e os bons estão sempre ocupados com uma agenda cheia até 2060!!! O que fazer??? Bom, não tem jeito, tem que pesquisar, falar com os conhecidos que fizeram obras e se informar os que executaram um bom trabalho e os que deixaram as pessoas na mão pra evitá-los. Geralmente quando fecha a obra com um escritório de arquitetura eles já tem uma equipe de trabalho. Mas é sempre bom se informar de trabalhos anteriores pra ver se tudo ocorreu direitinho.

  • Ah e não esqueça de comunicar os vizinhos, não precisa fazer um anúncio na rádio peão. Mas avisar os vizinhos do lado é sempre bom, e caso sua obra vá sujar o quintal do lado, peça pro seu vizinho autorizar o pedreiro pra ir lá e limpar (e já combine isso com seu pedreiro).
  • Fique de olho na obra, mesmo que não fique em casa durante a obra, de manhã quando os pedreiros chegarem converse com eles, peça que expliquem o que eles fizeram e o que vão fazer, veja se está de acordo com o combinado, fazer um cronograma de obras é bom também, converse com o pedreiro e veja o que ele vai fazer durante uma semana, depois no término dessa semana verifique se ele fez as tarefas que ele havia planejado pra semana. Assim você tem um controle e vê se ele não está te enrolando rs.
  • Tome cuidado com suas plantas e bichinhos! Durante a obra é bem possível que no vai e vem de materiais o pedreiro não veja sua samambaia ali no meio do caminho ou seu cachorro deitado ali. O melhor é tirar as plantas e colocar num local que não atrapalhe a circulação e manter os bichinhos longe da muvuca da obra.


E só pra terminar, caso a obra seja dentro da sua casa, jogar tapetes daqueles velhinhos pela casa ajuda a segurar a poeira. Depois é só chacoalhar e colocá-los na máquina de lavar!

Beijosssss e mãos à obra!!!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...