Fiquei mto feliz qnd vi hj no UOL q devido a grande demanda de protestos, eles irão retirar todo o material de pele de raposa aqui do Brasil.
É foda, pq como li por aí, isso não vai ressucitar nenhuma raposa morta, e tb as peles de coelho continuarão a serem vendidas, no entanto, dúvido q alguém va comprar sem ao menos por um sgundo pensar em td q aconteceu.
Seja o q for, é uma luta e mostra q um andorinha só não faz verão, mas mtas fazem :)
A Tammy do lookmelissa.com escreveu um texto q diz EXATAMENTE o q penso!
Aí vai:
Breve reflexão sobre hipocrisia, peles de coelho e sapatos de plástico.
Seria sensato não fazer esse post, seria sensato fazer a egípcia e fingir que não vi os protestos contra o uso de peles na coleção daquela marca famosa que bateu record (negativo) nos trend topics do Twitter. Afinal eu já divulguei seus sapatos algumas vezes aqui no LookMelissa. Seria sensato me calar pois já fui rotulada de hipócrita por me posicionar contra o uso de peles naturais já que eu aprecio um churrasco e tenho alguns sapatos em couro. Mesmo assim vou dar minha cara a tapa e correr o risco de perder algumas leitoras.
Em fevereiro, quando recebi um release com o preview de inverno da Arezzo eu lamentei profundamente o destaque que estavam dando às peles “exóticas” como coelho e cabra. Na ocasião twitei algo a respeito, fui bem aceita, mas jamais imaginaria que o assunto tomaria essas proporções.
Acredito que tudo tem um lado positivo e que esse debate trouxe à tona um assunto “tabu” entre as fashionistas. Pele é lindo, é fino, é chique e ao mesmo tempo é dor, sangue, sofrimento. As peles serviram para nos aquecer na época em que vivíamos em cavernas, mas hoje temos materiais sintéticos que os substituem com beleza, bom preço e sem sofrimento. Então fica a pergunta: preciso mesmo de pele de coelho? A resposta do mercado é um sonoro NÃO.
Esse não vai ecoar por muito tempo na indústria brasileira. E cada vez que alguém sugerir usar peles naturais ou fazer teste em animais ele será relembrado, junto com o grande fiasco protagonizado pela Arezzo. O consumidor está atento e já não aceita mais produtos que prejudiquem o meio ambiente ou que causem sofrimento aos animais, os alimentos orgânicos e a linha biodegradável de produtos de limpeza estão aí para provar isso! O público está disposto a pagar mais caro para causar menos impacto ambiental. E isso é uma evolução!
Ainda consumimos carne, ainda usamos couro e algumas de nós usamos pincéis com cerdas naturais sim, mas isso não significa que achamos correto esfolar coelhos para nutrirmos nossa vaidade. Fazemos o melhor possível e não vamos aceitar que animais sofram em nome de uma moda que funciona perfeitamente com materiais sintéticos.
Hoje a Arezzo anunciou oficialmente que vai retirar do mercado as peles exóticas e manter apenas as sintéticas. Considero justo e é um sinal de que o consumidor tem voz e é ouvido.
Parabéns a quem twitou, reclamou e fez barulho. Parabéns a quem teve coragem de protestar mesmo sob o rótulo de hipócrita! O mundo precisa de pessoas com atitude que mesmo sob a crítica mantenham suas opiniões e reclamações em busca de um lugar habitável para todos nós, animais racionais ou irracionais.
Meu nome é Tamy, eu como carne, uso couro e amo os animais. Fui rotulada de hipócrita pois não sou perfeita, mas me esforço para fazer o minha capacidade limitada de perfeição permite. Resgato animais das ruas e procuro um lar digno para eles. Uso sapatos de plástico e bolsas de couro sintético (cerca de 85% do meu armário é sintético). Reciclo quase todo o lixo que produzo e procuro limitar meu consumo de carne. Não é muito, mas é o melhor que eu consigo fazer por enquanto. Posso ser hipócrita, mas sou esforçada. Não consigo mudar 100% do que sou em 1 dia, mas posso tentar mudar 1% por mês e isso já vai fazer diferença. Não acho que o sofrimento dos coelhos seja maior que o das vacas ou o dos cachorros, gatos e aves.
Como o mundo seria melhor se todos os hipócritas se esforçassem ao invés de passar o dia criticando quem procura fazer alguma coisa, não acham? Já que não posso fazer tudo, não devo fazer nada?
- -
UPDATE:
Acabei de saber que a Arezzo não retirou as peles de carneiro e coelho das lojas. Apenas 300 peças de raposa serão retiradas. É como limpar uma vidraça com um pano sujo.
Aliás, hipócrita mesmo é o discurso de Andreson Birman para a Folha Online.
http://www.lookmelissa.com/index.php/2011/04/18/breve-reflexao-sobre-hipocrisia-peles-de-coelho-e-sapatos-de-plastico/
Vencemos uma batalha!
:)
